V Seminário Sul Mineiro de Ciência e Espiritualidade

 

  As inscrições para o "V SEMINÁRIO SUL MINEIRO DE CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE"

                                                   estão encerradas pelo site.

 

 

 

Ciência e Espiritualidade

O Projeto Seminário Sul Mineiro de Ciência e Espiritualidade atinge com absoluto sucesso a sua V edição.

Temos avançado em nossas concepções científicas a respeito do Tema e não podemos permitir que se percam as novas luzes conseguidas com tanto esforço.

As ciências só fizeram progressos importantes depois que seus estudos se basearam sobre o método experimental; até então, acreditou-se que esse método também só era aplicável à matéria, ao passo que o é também às coisas metafísicas.

Quando a ciência sai da observação material dos fatos e procura apreciar e explicar esses fatos, o campo está aberto às hipóteses e às suposições; cada um defende seu pequeno sistema na intenção de fazê-lo prevalecer e o sustenta com firmeza. Não vemos todos os dias as opiniões mais divergentes alternativamente acatadas e rejeitadas, repelidas como erros absurdos, ou proclamadas como verdades incontestáveis?

Os fatos, eis o verdadeiro critério de nossos julgamentos, o argumento incontestável. Na ausência de fatos, a dúvida é opinião sábia e prudente. Para as coisas de conhecimento de todos, a opinião dos sábios deve ser respeitada, e com razão, porque sabem mais e melhor do que a maioria das pessoas comuns; mas na questão de novos princípios, de coisas desconhecidas, sua maneira de ver é sempre e apenas suposição, porque não estão mais do que quaisquer outros livres de preconceitos.

Direi até mesmo que o sábio talvez tenha mais preconceitos, porque uma tendência natural leva-o a submeter tudo ao ponto de vista em que se especializou: o matemático apenas vê a prova numa demonstração algébrica, o químico relaciona tudo à ação dos elementos, etc.

"Todo homem que se dedica a uma especialização subordina a ela todas as suas idéias. Fora do seu campo, muitas vezes se perderá, por querer submeter tudo ao seu modo de ver; é uma conseqüência da fraqueza humana."

O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação. Neste início de Terceiro Milênio, pela primeira vez na história da humanidade, a Ciência tem como entender a natureza da Espiritualidade e suas relações com a consciência, reunindo em uma visão de mundo mais abrangente e holística, Cinência e Espiritualidade.

A compreensão científica da natureza da Espiritualidade está nos conduzindo a uma nova concepção de nós mesmos, de nossa interconexão com o Cosmos e de nosso lugar no Universo.

Allan Kardec (compilação Gilson Alves de Lima)

 

 

Temas e Palestrantes

 

ANETE GUIMARÃES

Tema: Funções do DNA no Processo Mediúnico

Dra. Anete Guimarães, psicóloga, parapsicóloga e pesquisadora universitária do Rio de Janeiro-RJ, é filha de dois dos maiores expoentes espíritas do Brasil, Ana Jaicy Guimarães e Geraldo Guimarães (desencarnado). Faz parte do Grupo Espírita Caminho da Esperança, Rio de Janeiro-RJ. Palestrante há 27 anos, viaja o mundo expondo seus estudos e pesquisas sobre a estrutura da mente humana e suas nuances, com enfoque na Doutrina Espírita e a Lei da Reencarnação, tão difundida na Doutrina Espírita.

 

MOACIR COSTA DE ARAÚJO LIMA

Tema: Quântica, Espiritualidade e Saúde

Moacir Costa de Araújo Lima é natural de Porto Alegre-RS. Orador espiritualista desde os 14 anos de idade, licenciado e bacharel em física, com cursos de extensão em didática da física, didática da matemática e cálculo de probabilidade. Bacharel em direito, professor universitário e conferencista. Participante de vários congressos nacionais e internacionais na área de parapsicologia e Espiritualismo Científico. Autor do livro "Parapsicologia, da Bruxaria à Ciência" (terceira edição). Pesquisador na área da lógica da linguagem natural.

 

DORA INCONTRI

Tema: Educação, Espiritualidade e Transformação Social

Dora Incontri é paulistana, nascida em 1962. Jornalista, educadora e escritora. Suas áreas de atuação são educação, filosofia, espiritualidade, artes e espiritismo. Tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em filosofia da educação pela USP. É sócia-diretora da editora Comenius e coordenadora geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. Coordenadora geral da Universidade Livre Pampédia. Tem mais de 30 livros publicados nas áreas da educação, filosofia, espiritualidade; livros didáticos; livros psicografados. Trabalha em prol do diálogo inter-religioso, milita por uma nova educação que inclua interdisciplinaridade, espiritualidade, autonomia do educando.

 

Público Alvo 

Profissionais de todas as áreas, alunos e interessados.

 

 

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas através do site até 10 de novembro ou no CEAK até o encerramento das vagas.

 

                       A taxa de inscrição é de R$ 60,00 e Estudantes R$ 35,00.

 

O evento acontecerá no dia 14 de novembro de 2015, em Itajubá (MG), no auditório Dr. Albert Sabin, da Faculdade de Medicina de Itajubá.

                                 

 

Links Úteis:


Realização:
 


Vídeo da primeira edição do seminário apresentado pelo Médico e Especialista em Neurocirurgia e Neurologia Francisco Di Biasi em 2011 "Ciência e Espiritualidade - Uma Visão Quantico Holográfica":



Seminários Anteriores: