III Seminário Sul Mineiro de Ciência e Espiritualidade

 
 
 As inscrições pelo site estão encerradas.                                                                               

Ciência e Espiritualidade 

Prezados participantes do III Seminário Sul Mineiro de Ciência e Espiritualidade, vocês são a causa do sucesso deste evento científico e cultural que atinge a sua Terceira Edição, com repercussão nacional. Ciência e Espiritualidade são duas vertentes complementares e fundamentais ao progresso da compreensão humana. Entre elas jamais houve incompatibilidades, senão uma lamentável falha de observação. Excesso de zelo e exclusivismo de parte a parte, que resultou num conflito conceptual milenar originando a intolerância e a incredulidade. Elas não podem contradizer-se porque são expoentes que se completam mutuamente.

“As ciências não fizeram progressos sérios senão depois que os seus estudos se basearam no método experimental; mas, acreditava-se que esse método não poderia ser aplicado senão à matéria ao passo que o é igualmente as coisa metafísicas” (KARDEC, 2005).

Neste século que se inicia finalmente o Mundo científico apresenta como metodologia a transdisciplinaridade na pesquisa científica, como perspectiva epistemológica de aprofundamento do estudo da Espiritualidade. A Espiritualidade concebida como ideal humano, destituída de concepções subjetivas, bem como de qualquer conceituação sectária. Entendida a partir de uma visão plural. Pretendem-se congregar representações de diversas áreas de formação acadêmica, na tentativa de responder à complexidade de alguns quesitos cruciais como: O que se entende como Espiritualidade? Qual o seu objeto, a sua natureza, magnitude, conseqüências sociais e aplicabilidade no campo da Educação, da Saúde e da Tecnologia? O III Seminário Sul Mineiro de Ciência e Espiritualidade objetiva a discussão de novas propostas, a indicação de caminhos e alternativas que visem à descoberta de novos paradigmas para a compreensão do tema. As propostas serão desenvolvidas a partir de uma tríplice visão científica, dispostas em três eixos temáticos: Educação e Espiritualidade; Saúde e Espiritualidade e, Tecnologia e Espiritualidade. Este é o objetivo deste projeto que estabelece a parceria e o apoio cultural entre O CEAK, Centro Espírita Allan Kardec, a UNIFEI, Universidade Federal de Itajubá e  FMIT, Faculdade de Medicina de Itajubá.

 

TEMAS & PALESTRANTES

Tema: A Face Oculta da Medicina - Fenômenos Ectoplasmáticos e Diálogos Científicos entre Dois Planos

PROF. DR. PAULO CESAR FRUCTUOSO

Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 1975 . Mestre em Cirurgia Gastroenterológica ; Especialista em cirurgia oncológica e mastologia. Curso de aperfeiçoamento pós-graduação no Centro de Cancerologia Léon Bérard, Lyon , França. Cirurgião do Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ.Professor de Clínica Cirúrgica da Escola de Medicina da Universidade Souza Marques ( Rio de Janeiro )Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Tema: Espiritualidade como Fator Promotor de Saúde sob a Perspectiva da Resiliência

PROF. DRA. MARIA LUIZA PIGINI SANTIAGO PEREIRA

Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1979), mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1987) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). É militar da reserva do MINISTÉRIO DA DEFESA/COMANDO DA AERONÁUTICA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicossomática, psicologia da aviação, estresse, e espiritualidade.

Tema: Saúde é Consciência

PROF. DR. RICARDO JOSÉ LEME

Médico pela Faculdade de Ciências Médica da Santa Casa de São Paulo, neurocirurgião pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, doutor em Ciências (Neuroregeneração) pelo ICB da Universidade de São Paulo, Fellowship no Miami Project to Cure Paralysis (Universidade de Miami), graduando em Física pela Universidade de São Paulo, graduando em Medicina Antroposófica pela ABM.

PÚBLICO ALVO 

Profissionais de todas as áreas, alunos e interessados.


INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser realizadas através do site até 01 de Novembro ou no CEAK até o encerramento das vagas.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e Estudantes R$ 35,00.

 O evento acontecerá  no dia 09 de novembro de 2013, em Itajubá (MG), no anfiteatro Dr. Albert Sabin, da Faculdade de Medicina de Itajubá.

                         

 

 

Links Úteis

 



Realização:

 Seminários anteriores:

I Seminário Sul Mineiro de Ciência e Espiritualidade

II Seminário Sul Mineiro de Ciência e Espiritualidade